OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 3 de outubro de 2021

CENTENÁRIO DE PADRE DANTE BARBANTI


   No dia 16 de outubro do ano corrente estaremos celebrando 60 anos da criação da Prelazia de Cândido Mendes, hoje Diocese de Zé Doca. A história desta igreja particular é marcada pela vida e missão de grandes homens e mulheres que por anos dedicaram suas vidas para chegarmos até aqui. Quero destacar um em especial no dia de hoje, que comemoramos o centenário de seu nascimento: Pe. Dante Barbanti, que foi pároco de Cândido Mendes por 25 anos. Tive a oportunidade de conviver com ele na casa paroquial e o mesmo me enviou para o seminário.  

   Pe. Dante nasceu no dia 03 de Outubro de 1921 em Cervia, Itália. Sua família logo se mudou para Canuzzo a 14 Km de Cervia. Ali Dante manifestou desde cedo o desejo de ser padre. Ingressou no seminário da Diocese de Ravena com 11 anos. Depois seu irmão Luigi foi para o seminário da Congregação dos Missionários da Consolata. 

   Dante foi ordenado sacerdote em 22 de Julho de 1945. Na Itália o mesmo foi pároco de Portonovo de Medicina e Buda. Em 1966 veio ao Brasil e ficou um ano em São Paulo, a convite de Dom Guido, Bispo da Prelazia de Cândido Mendes, veio para nossa região. Em Turiaçu foi pároco por 9 anos.

   Em 27 de Março de 1977, Padre Dante foi empossado como Pároco de Cândido Mendes e nos anos seguintes além de exemplo de pastor deixou diversas obras como igrejas, escolas e outras. Voltou para Itália no dia 08 de Abril de 2002. Falecendo no dia 27 de Junho de 2005. 

   No dia de sua posse como pároco de Cândido Mendes, Dom Guido escreveu: “Padre Dante Barbanti (...) confiando na graça de Deus e na colaboração das comunidades está disposto a aceitar de boa vontade a responsabilidade de guia espiritual deste querido povo de Deus”. E de fato somos testemunhas do grande guia espiritual, Pe. Dante que de fato foi para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver com ele. 

   Recordo com carinho Pe. Dante percorrendo de bicicleta as ruas da cidade para levar a comunhão aos idosos, quando não podia mais andar de bicicleta, fazia este percurso a pé.

   Não podemos esquecer seu amor pelas crianças, de modo especial, das escolas maternais da paróquia e da atenção que tinha por cada uma. Nos últimos anos Pe. Dante sofreu muito para manter estas escolas; recordo aqui o que escreveu no dia 14 de abril de 1993: “O Vigário desde o começo do ano teve que viajar muitas vezes à São Luís para acertar as contas com a instituição LBA. Mais ainda não deu para receber o dinheiro segundo o convênio, desde setembro de 92. Também nunca apareceu a merenda escolar senão no mês de outubro e só para aquele mês.” 

   Celebrar hoje o centenário do nascimento de Padre Dante é fazer memória de um grande presente que Deus deu a Paróquia de Cândido Mendes e a Diocese de Zé Doca  e que nos cabe conservar sua história e aquilo que ainda existe no nosso meio para que a futura geração conheça esta história, seja através dos relatos das memórias daqueles que conviveram com ele, através de fotos ou cartas que muitas famílias ainda tem em particular. 

   Por fim, convido a todos que conheceram e conviveram com Pe. Dante para hoje rendermos graças ao Bom Deus por este grande presente que habitou em nosso meio e pedirmos que lá do céu ele olhe por toda a nossa Diocese. 



Texto por: Pe. Elinaldo Cardoso Nunes

Pároco em Gov. Newton Bello-MA

 

4 comentários:

  1. Tive a honra e o prazer de ter este grande homem um grande pastor como meu pároco, da nossa comunidade nossa senhora Aparecida,no povoado torquês ,neste tempo fazia parte da paroquia de cândido Mendes. Nós ensinou muito ,com ele recebi vários sacramentos como o sacramento da comunhão e o matrimônio, também tive a graça dele ter batizado meu filho . Este pai que e como assim tínhamos ele , enfrentava muitas dificuldades para chegar até nossa comunidade,as vzs por terra de carro ,as vzs por água de barco ,mais cumpria sua missão todos os anos de nós visitar . E está a serviço do nossa povo . Deus o acolheu de braços abertos por tão grande benção que ele foi aqui na terra para todos nós . Homem siplies humilde de uma sabedoria imensa .sabia acolher amar e servir , grande exemplo.seu legado sempre será lembrado padre Dante Barbante.👏👏👏👏👏👏 Hoje o céu está em festa por seu centenário .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Senhora mora aonde hoje? Gostaria que a senhora escrevesse esta experiência e me enviasse por favor.

      Excluir
  2. Parabéns, excelente texto, excelente história de um grande homem de Deus!!!

    ResponderExcluir