OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 2021 EM LUÍS DOMINGUES


   A Paróquia São João Batista e Nossa Senhora de Nazaré realizou no dia 19 de Setembro o CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ; uma tradição que completou seus 67 anos sempre trazendo alegria, fé e devoção aos paroquianos, visitantes, romeiros, promesseiros e amigos da comunidade. O Círio sempre acontece no 3º domingo de Setembro e é tradição a cidade de Luís Domingues receber um grande contingente populacional que veem de outras localidades vizinhas e outros Estados, como por exemplo, do Pará. 

   Neste ano de 2021 sob a administração paroquial do Reverendo Pe. Paulo Ricardo Teixeira Marques, a Paróquia realizou o Círio de Nazaré que trouxe como Tema: COM MARIA EM FAMÍLIA REVESTINDO-SE DA PALAVRA, e como Lema: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1, 38). Este foi e será o grande desafio para este ano, tendo em vista os transtornos que a sociedade enfrentou e vem enfrentando referente à Pandemia da Covid-19, principalmente no que se refere a perdas familiares e outras. Aqui pode ser repensado toda a trajetória de Jesus Cristo, seu ministério e tudo que Ele fez por cada um de nós. Esta foi, é e sempre será a nossa missão como batizados, sermos anunciadores do seu reino, servos obedientes e comprometidos assim como Maria foi, e acima de tudo olhar para Deus e reafirmar este compromisso segundo as palavras de Nossa Senhora “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1, 38).

   O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, é um convite para todo cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de procurá-lo dia a dia sem cessar. Não houve motivo para alguém ter pensado que o Círio não lhe diz respeito, já que a alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído.

   As atividades de evangelização do Círio de Nazaré começaram no dia 14 de Agosto com o “lançamento do cartaz e a Missa de envio”, a partir de então, começou o processo de evangelização por todas as comunidades paroquianas e comunidades vizinhas, como também nas famílias em todos os bairros da cidade de Luís Domingues, encerrando com a Procissão e Santa Missa do Círio de Nazaré no dia 19 de setembro.

ORAÇÃO DO SANTO TERÇO E CÍRCULO BÍBLICO NAS FAMÍLIAS


   A oração do santo terço nas famílias aconteceu do dia 16 a 20, seguido da do círculo bíblico que durou até o dia 27 de agosto, realizada em todas as famílias de nossa comunidade com a participação dos grupos, pastorais e ministérios da Igreja. Tivemos a participação de pessoas da comunidade que se disponibilizaram e contribuíram com este primeiro ato de evangelização.

PEREGRINAÇÃO NAS COMUNIDADES VIZINHAS


   As peregrinações nas comunidades vizinhas deram-se do dia 21 a 29 de agosto, onde visitamos as comunidades: Praia de Boa Vista São João, São Lourenço, Açutiua, Parada Fortaleza, Forquilha, Estiva, Canadá e Livramento. A peregrinação nas comunidades deu-se com visitas às famílias, oração do santo terço e celebração da Santa Missa. As comunidades foram acolhedoras e marcaram a nossa festa.

PEREGRINAÇÃO NOS BAIRROS E COMUNIDADES PAROQUIANAS

        

   Do dia 30 de agosto a 08 de setembro, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré peregrinou em todos os bairros de Luís Domingues e nas comunidades paroquianas. Foi momento de alegria e entusiasmo para todas as famílias que compreendem as comunidades. As peregrinações sempre levou a Palavra de Deus a todas as pessoas através das ladainhas, oração do santo terço e celebração da Santa Missa presidida pelo nosso pároco.

NOVENÁRIO DO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ


   A abertura do novenário oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré aconteceu no dia 11 de setembro dando continuidade até o dia 19 onde encerrou com a procissão e Santa Missa oficial do Círio. Estes 09 dias foram desenvolvidos através de temáticas que proporcionaram uma participação maciça de toda a comunidade católica.

   No dia 11 de setembro tivemos as 06h 00min a Pedalada da Fé. Foram em média 10 quilômetros percorridos por ciclistas acompanhando a Imagem de Nazaré. No início teve o café da manhã oferecido pela comunidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Odorico Mendes (Pedra de Fogo). Também tivemos o dia dedicado à juventude com ações de evangelização, encerrando com a Marcha Jovem e a Noite teve a descida da Imagem Oficial de Nossa Senhora do Glória. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom João Kot, OMI.

   No dia 12 de setembro tivemos a Romaria Fluvial saindo do porto do Livramento para o Cais de Luís Domingues onde aconteceu a Celebração da Santa Missa presidida pelo Reverendo Pe. Paulo Ricardo Teixeira Marques. Durante a Romaria tivemos a presença do Bispo Dom João Kot. À noite encerrou com a Procissão das Luzes.


   Nos dias 13, 14,15 e 16 de setembro aconteceram: Ação com os idosos, casamento comunitário e um momento dedicado às mulheres. Foram dias dedicados ao acolhimento de pessoas e prestado auxílio a todos estes através de ação social. Tivemos caminhada com os idosos seguidos do café da manhã oferecidos pela Paróquia em parceria com os mesmos. 


   No dia 17 de setembro teve a apresentação do Manto Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O manto foi doado pela senhora Maria Isabel e família como agradecimento pelas bênçãos alcanças para si mesma e para sua família. Houve a celebração da Santa Missa e em seguida a apresentação do Manto juntamente com as flores da berlinda.



   No dia 18 de setembro aconteceu a celebração da Santa Missa seguida da Trasladação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A trasladação saiu da Igreja Co-Matriz de Nossa Senhora de Nazaré situada no Centro da cidade em procissão para a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Esta devoção acontece todos os anos no dia anterior ao Círio, onde a comunidade caminha juntamente com Maria até o local onde sai à procissão do Círio.

 No dia 19 de setembro as 8h00min aconteceram a Procissão Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Santa Missa. A Procissão saiu do terreno da paróquia que fica situado na Av. Santos Dumont no bairro Bela Vista nesta cidade de Luís Domingues. A comunidade onde fica localizado o terreno é rural com moradores de baixa renda; diante disso o Reverendo Pe. Paulo Ricardo tomou a decisão juntamente com o Conselho Paroquial de destinar o início da procissão para aquela comunidade, como uma forma de agradecimento e ao mesmo tempo despertar a mesma para a participação junto à comunidade católica. Este é o desafio, inserir todas as comunidades no meio social sem discriminação ou abandono. Jesus acolheu todos os pobres e este é o exemplo que seguimos como Igreja, acolhendo todos aqueles que precisam de nós.




    O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é a maior festa devocional mariana do litoral, todos os anos a cidade de Luís Domingues recebe neste período um grande contingente populacional, são mais de 10.000 pessoas que visitam neste período a pacata cidade. Nestes últimos anos devido a Pandemia da Covid-19 o número de pessoas diminuiu, mais ainda pudemos contar com os caravaneiros, romeiros, visitantes, camelôs e outros que se deslocam para esta cidade semana antes do Círio. 

   No que se refere à festa religiosa, neste ano foram 37 dias de atividade evangelizadora que teve início no dia 14 de agosto até 19 de setembro, encerrando com o Círio de Nazaré. “A nossa paróquia se preocupa com toda a comunidade, mas principalmente com aquele que vive na pobreza, na marginalização, e aqueles que já não encontram razão para seguir adiante. Seguindo o exemplo de Jesus Cristo, não podemos deixa-los como se não fosse um de nós, o nosso olhar deve ser voltado para todos, mas principalmente para aquele que sofre que passa fome, que é injustiçado, que esta abandonada, esse é que precisa de nós.” (Pe. Paulo Ricardo – Pároco). Este foi o grande marco deste Círio, olhar o próximo com o olhar de Jesus Cristo e acolher com o coração humilde de Nossa Senhora.


Há um estilo mariano na atividade evangelizadora da Igreja. Porque sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária de ternura e de afeto. Nela vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes, que não precisam maltratar os outros para se sentirem importantes. Fixando-a, descobrimos que aquela que louvava a Deus porque “derrubou os poderosos de seu trono” e “mandou embora os ricos de mãos vazias” (Lc 1,52.53) é a mesma que assegura o aconchego de um lar à nossa busca de justiça. E é a mesma que conserva cuidadosamente “todas as coisas, meditando-as no seu coração” (Lc2,19). Maria sabe reconhecer os vestígios do Espírito de Deus tanto nos grandes acontecimentos como naqueles que parecem imperceptíveis. É contemplativa do mistério de Deus no mundo, na história e na vida diária de cada um e de todos. É a mulher orante e trabalhadora em Nazaré, mas é também Nossa Senhora da prontidão, a que sai “apressadamente” (Lc1,39) da sua povoação para ir ajudar os outros. Essa dinâmica de justiça e ternura, de contemplação e de caminho para os outros faz dela um modelo eclesial para a evangelização. Pedimos-lhe que nos ajude, com a sua oração materna, para que a Igreja se torne uma casa para muitos, uma mãe para todos os povos, e torne possível o nascimento de um mundo novo. É o Ressuscitado que nos diz, com uma força que nos enche de imensa confiança e fortíssima esperança: “Eis que faço nova todas as coisas” (Ap 21,5). Com Nossa Senhora de Nazaré avançamos confiantes para essa promessa. 

 Pe. PAULO RICARDO TEIXEIRA MARQUES – Pároco da paroquia São João Batista e Nossa Senhora de Nazaré.


Texto e fotos por: Pascom Luís Domingues.

Publicação: Sem. Geovane de Sousa.


3 comentários:

  1. Foram dias de muita missão e evangelização, dias em que minha fé se fortaleceu, gratidão a Deus e a Nossa Senhora de Nazaré por todas as graças alcançadas.
    Deus seja louvado 🙌
    Viva Nossa Senhora de Nazaré ❤️

    ResponderExcluir
  2. Dias de muita emoção e aprendizados. Saudades do Círio 2021. Parabéns a todo o povo católico e muitos aplausos a nosso pároco Padre Paulo Ricardo. Viva Jesus Cristo. Viva Nossa mãe Maria!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa passou um filme na minha cabeça lendo e olhando as fotos pois eu mesma participei de cada momento. E só tenho a agradecer a Deus por ter mim concedido a graça de participar com saúde de mas um cirio.Que nossa senhora sempre cuide e proteja nosso padre Paulo Ricardo que só trouxe alegrias para nossa paróquia .E que lhe der sempre sabedoria e força pra continuar sua missão.

    ResponderExcluir