OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sábado, 26 de março de 2022

ACONTECEU: RETIRO ANUAL DOS PRESBÍTEROS DA DIOCESE DE ZÉ DOCA

   Aconteceu do dia 23 à 25 de março do ano corrente, o Retiro Anual dos Presbíteros da Diocese de Zé Doca (MA), com o seu Bispo diocesano Dom João Kot, OMI. O retiro ocorreu em Manaus, na casa de retiro dos jesuitas (ir. Vicente Cañas). O mesmo teve como pregador o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM.

   Os pontos abordados pelo pregador consistiram em: o silêncio que gera a palavra, a eucaristia e a fé, a santidade e a gratuidade como expressão da misericórdia. 


   Dom Leonardo enfatizou que "o retiro é um momento de encontro dos presbíteros. É um momento de se recolher, rezar, de está juntos."  Nesse sentido este retiro faz parte do calendário diocesano, e tem por finalidade levar os presbíteros a meditarem sobre a própria vida à luz da Palavra de Deus e sobre a vocação e missão que lhes foram confiada.

Desse modo, foram levados a desfrutar dos momentos de reflexões da palavra de Deus, da oração pessoal e comunitária, dos momentos penitenciais  e da convivência fraterna como irmãos de caminhada, e com o seu bispo diocesano, por sua vez, levando a cabo a unidade presbiteral com o Bispo, com o qual formam um presbitério.

   Por fim, na sexta-feira (25), no último dia do retiro, foi realizado por todos os padres e o bispo a consagração da Ucrânia e da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, atendendo ao pedido do Santo Padre o Papa Francisco.










Texto e fotos: Pe. Josivaldo Rodrigues.



Nenhum comentário:

Postar um comentário