OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 3 de março de 2022

COMUNICADO EPISCOPAL SOBRE OS SEMINÁRIOS



COMUNICADO EPISCOPAL SOBRE OS SEMINÁRIOS


 Nº  02 / 2022


   Saudações em Jesus Cristo envio a todos que fazem esta família diocesana. 

   É muito importante o assunto que pretendo tratar neste comunicado, porque aborda algo vital para a vida da nossa Igreja diocesana. Agradeço a todos que ao longo dos anos colaboraram com nossos seminários e a formação dos futuros padres. 

   Hoje temos que enfrentar novos desafios. A Diocese tem 03 seminaristas propedeutas, 11 seminaristas maiores (cursando Filosofia e Teologia), 02 no estágio pastoral, 01 diácono em missão na Bolívia e 08 candidatos na Escola Diaconal. Considero uma grande bênção os números que vos apresento.

Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo - São Luís

Seminário Maria Matter Eclesiae - São Paulo 


Escola Diaconal



Seminário Propedêutico Sagrada Família - Zé Doca 


Diácono Manoel Júnior em Missão na Bolívia 


Mas para manter os estudos e o funcionamento da formação inicial precisamos de colaboradores: os formadores, os diretores espirituais, os professores, os benfeitores e os amigos. Cada segmento da nossa Diocese pode nos ajudar, de uma ou de outra forma. Todos podem rezar com dedicação pelas vocações, pelos nossos seminaristas e os formadores. Quem tem condições e confia nesta obra pode nos ajudar com as doações materiais, para que possamos pagar os estudos e manter as casas de formação. Uma das formas, que adotamos uns anos atrás, é a vossa participação na Coleta Diocesana para os Seminários (cada paróquia decide qual será o final de semana, ao longo do ano, para fazer a mesma). No ano de 2021 esta coleta paroquial foi responsável por quase 15% do total das despesas anuais. Acredito que pode ser melhor e necessitamos que seja melhor. Desde já agradeço pela cooperação espiritual e material. Deus vos recompense estes atos de bondade.

Novo modelo de envelope, para a campanha das coletas para os seminários 

   Aproveito para comunicar últimas nomeações. Já se sabe que Padre Brito foi enviado a São Luís para assumir o Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo e Padre Josivaldo para Zé Doca para o Seminário Propedêutico Sagrada Família. Estão assumindo como diretores espirituais:

- Padre José Raimundo da Silva e Padre José Raimundo Pinheiro – Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo;

- Padre Luís Henrique Nina Baltazar – Seminário Propedêutico Sagrada Família.

    Nomeio Padre Josivaldo Rodrigues da Silva como responsável pela Pastoral Vocacional da Diocese e fico contente que possamos contar com a colaboração do seminarista Jackson da Silva. Eles irão animar e encaminhar os serviços da animação vocacional e todos nós esperamos que não faltará a colaboração do nosso clero, dos religiosos, das religiosas e de todo o nosso Povo de Deus.  

    Na Escola Diaconal Bom Samaritano não temos mudanças, o Padre Romildo e o Padre Márcio Júnior continuam nas suas respectivas funções. 

    Com a novas nomeações, a Equipe Diocesana de Formação hoje é composta pelo Bispo, Pe. Brito, Pe. Josivaldo e Pe. Romildo. Ela que trata e resolve todos os assuntos imediatos da formação. Será um grande desafio para esta Equipe ressuscitar, animar e mobilizar o funcionamento do Conselho Diocesano de Formação (que deve ter a participação de todas as categorias do Povo de Deus da Diocese). 

    Agradeço a todos pela atenção e pela colaboração, espiritual e material. Deus vos abençoe abundantemente e proteja de todo o mal. Paz, bem e saúde para todos. 


Dom João Kot, OMI

Bispo Diocesano


Zé Doca, 01 de março de 2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário