OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 9 de março de 2022

RETIRO DE CARNAVAL DOS SEMINARISTAS DA DIOCESE DE ZÉ DOCA 2022

 

“É graça começar bem. Graça das graças é nunca desistir”   

 - Dom Hélder Câmara


   Foi seguindo a temática da perseverança na oração, que aconteceu o retiro de carnaval dos seminaristas da Diocese de Zé doca. Durante os dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 01 e 02 de março, os seminaristas maiores e propedeutas estiveram reunidos no Centro Diocesano São João XXIII em Zé Doca. 


  Conduzido por Padre Romildo Cardoso, pároco de Nova Olinda do Maranhão, o retiro espiritual de 2022 teve como tema: Itinerário rumo a Deus. Refletindo o caminho de oração, a proposta foi desenvolver o sentido verdadeiro e os desafios presentes na vida de oração, perante o silêncio de Deus, a secura ou a aridez espiritual e a desconcentração na oração, o ensinamento dos grandes místicos é sempre a perseverança na oração.

   Durante os três dias de retiro, iniciando no sábado com a Santa Missa, foram realizados momentos de palestras, reflexões e orações pessoais e comunitárias. No domingo, no fim da tarde, os seminaristas se reuniram em adoração Eucarística e logo depois, ocorreu a Santa Missa na Catedral de Santo Antônio às 19:30h, onde houve a posse canônica do reitor do Seminário Maior. Na segunda-feira, com o momento de devoção mariana com a reza do santo terço, confissões, Missa e palestra final encerrou-se o retiro de 2022.


   Na terça-feira aconteceu a escuta sinodal com os seminaristas e na quarta-feira de cinzas, pela manhã, a Santa Missa com a distribuição das cinzas.















Fotos e texto: Seminarista Geovane de Sousa.




 






Nenhum comentário:

Postar um comentário